O termo compliance nas empresas vem surgindo com cada vez mais frequência, o que releva que o mundo dos negócios realmente mudou.
Logo, para a garantia do sucesso da sua marca é fundamental que você esteja por dentro desse conceito.
Dessa maneira, você vai manter uma postura coerente, o que é extremamente importante para a reputação da sua marca.
Afinal de contas, o comportamento do consumidor mudou, especialmente por conta do avanço da tecnologia, assim eles estão mais exigentes.
Logo, está dentro da ética, respeitando as leis, acaba sendo um verdadeiro diferencial para as organizações.
Portanto, conheça sobre o que é compliance nas empresas, entendendo exatamente o conceito e como.
O que é compliance?
Compliance é uma palavra em inglês que vem do verbo “to comply”, que significa satisfazer, realizar, obedecer, agir de acordo com uma regra e cumprir.
Então, quando essa palavra está relacionada ao mundo dos negócios, ela está se referindo as conformidades de uma empresa com as normas e leis.
Assim sendo, esse termo pode ser facilmente definido como o ato de cumprir e estar de acordo com os princípios e ações éticas.
Logo, essas normas podem ser as leis, em níveis esferas (ambiental, trabalhista, jurídica, etc) e níveis (municipal, estadual e federal).
No entanto, não é só isso, pois o termo também diz respeito aos regulamentos internos que são estabelecidos pela própria organização.
À vista disso, estar em conformidade com essas regras significa “estar em compliance”.
No mais, resumindo, o conceito dessa palavra pode ser definido de maneira objetiva como:
Um conjunto de procedimentos e medidas que tem como intuito detectar, evitar e solucionar problemas de corrupção, irregularidade e fraudes.
Isto posto, ter uma postura ética precisa ser uma das preocupações principais de uma empresa que deseja alcançar o sucesso.
Entenda a importância desse termo
A importância de estar em conformidade com as leis e normas se releva através dos benefícios dessa prática, que são muitos. Veja!
Melhora a satisfação dos colabores com a empresa
Trabalhar dentro de uma empresa correta, que é capaz de cumprir todas as normas, traz uma maior sensação de segurança.
Por conseguinte, não haverá preocupação com direitos básicos, o que significa que a empresa vai ser bem mais atrativa e boa para se trabalhar.
Aumenta a produtividade dos funcionários
A partir do momento que os funcionários estão satisfeitos, eles tendem a produzir mais e assim a empresa fatura mais também.
Isto porque, colaboradores valorizados e dentro de um ambiente seguro, são mais motivados e felizes.
Em contrapartida, quando a empresa não cumpre as regras, internas e nem externas, a tendência é existir um maior estresse, que afeta o rendimento dos trabalhadores.
Transmite uma boa imagem para o público
Como foi mencionado, o público está cada vez mais exigente e consciente, assim eles querem bem mais do que um produto ou serviço de qualidade.
Inclusive, é possível perceber isso nas redes sociais, onde não é raro encontrar várias críticas a corporações que descumprem as boas condutas.
Por conseguinte, estar em compliance é uma maneira simples e prática de transmitir uma boa imagem para o público.
Menor riscos financeiros
A partir do momento que as regras não são respeitadas você corre grandes riscos financeiros.
O motivo para isso é que o número de consumidores tende a diminuir, logo as dívidas vão aumentando e transformando-se em uma bola de neve.
Melhora da taxa de retenção de funcionários
A retenção de funcionários é muito importante para as empresas, pois se gasta muito dinheiro e tempo com processos de seleção e recrutamento.
Sem contar que a partir do momento que um colaborador sai de uma empresa ocorre um déficit na produção até que outro seja treinado para ocupar aquele local vago.
No entanto, se o funcionário está mais motivado e satisfeito, ocorre naturalmente uma menor taxa de retenção, o que melhora ainda mais a imagem da corporação.
Dicas de compliance nas empresas
É importante frisar que estar em conformidade com as leis e normas é um dever de todos os envolvidos na empresa e isso engloba funcionários e parceiros também.
Portanto, veja algumas dicas que vão lhe ajudar a ter boas práticas:
- Elabore um código de conduta ética;
- Promova treinamentos constantemente;
- Ofereça as ferramentas necessárias;
- Crie canais abertos de denúncia;
- Faça a análise e o monitoramento contínuo dos trabalhos executados;
- Controle interno e auditoria.
Conclusão
Agora é com você: faça o máximo possível para deixar a sua empresa em compliance, pois isso contribui para o crescimento e sucesso dela.